Mais sobre a vida do Quino

O nome real do Quino é Joaquim Salvador Lavado, nasceu em Mendonza, na argentina em 1932. O apelino Quino (diminutivo de Joaquim) o acompanha desde a infância. Começa sua produção em 1960 com "Mundo Quino" e somente 4 anos depois surge a sua principal personagem, pela qual fica mundialmente conhecido: Mafalda.
Mafalda, a menina que queria compreender o mundo, e que sartiricamente demonstra aos adultos que o mundo não fazia sentido. Ou pior, que fazia um sentido cruel em sua dominação pelo consmismo, pelos egoísmos, pela contradição. Apesar de ter ganhado grande destaque por essa personagem, sua obra com produção de charges é fantástica, todas de igual profundidade, mas normalmente bem menos conhecidas.
Justamente pela personagem Mafalda ser tão conhecida, decidimos aqui, que nossas dicas de análise de charges para professores utilizarem com seus alunos em sala de aula, seriam feita não sobre a Mafalda (que é um personagem que realmente vale a pena ser analisado) mas sobre o restante de sua produção, com intuito de divulgar algo te tanta qualidade.
Em uma era de ditaduras militares espalhadas pelo mundo, inclusive no Brasil, Quino foi a voz (ou melhor, o desenho) de muitos que tinham críticas a fazer ao sistema que lhes cercava, mas não tinha capacidade ou coragem para tal. Em desenhos aparentemente infantis e por vezes com personagens infantis, ele consegue, de forma similar às fábulas de antigamente, fazer suas críticas e conseguir divulgação mesmo em meio às censuras, embora em alguns países mais de uma década se passe até que suas charges pudessem entrar, no caso do Brasil isso ocorreu em 1973, enquanto ainda vivíamos a ditadura militar,