Dicas

DICAS de ANÀLISE
Por vezes não percebemos a dificuldade que pode ser, especialmente aos alunos, analisarem as charges, ao mesmo tempo que, em outros elementos, eles parecem ter uma habilidade muito mais desenvolvida que a nossa. Tentei fazer uma pequena lista abaixo, elencando algumas das habilidades e conhecimento necessários para as análises, de modo que o professor possa refletir incialmente sobre eles, antes de iniciar seu trabalho com os alunos em sala de aula:
- Capacidade de perceção
Normalmente nossos alunos não estão acostumados com charges. Na verdade não é comum que estejam nem mesmo acostumados a ver uma imagem por mais do que alguns segundos, por mais que possam ficar horas em frente à TV ou a um jogo de videogame, dificilmente prestam atenção nos detalhes. Por exemplo, atualmente é muito mais comum a existência de caricaturas (ou charges que são puramente caricaturais) do que charges em si. Por mais que possam ressaltar um aspecto irônico, não há necessidade de se prestar atenção nos detalhes, compreender os símbolos e muito menos ver o que está por trás destes símbolos.
É importante que o professor trabalhe cada uma das fases do processo. Sugiro aqui mesmo que se comece com aqueles jogos de se conseguir observar algo. Desenhos em que figuras de animais estão "escondidas" ou que se tem que contar quantas vezes uma determinada forma geométrica aparece, entre outros similares a esses. Alguns destes exercícios são realmente desafiadores e precisam de uma atenção bem desenvolvida para serem resolvidos. Claro que, em contrapartida a termos, em geral, pessoas se formando sem desenvolver a capacidade de percepção, temos jogos de percepção, e se, de alguma forma, os alunos se interessam por esse tipo de jogos e desafios, podem ter sua capacidade de percepção muito mais desenvolvida até mesmo que a dos professores. Portanto sempre o ideal é fazer um diagnóstico prévio da sala.
- Conhecimento dos símbolos utilizados
Muitas vezes alguns símbolos são tão comuns ao nosso cotidiano, mesmo desde a infância, que não paramos para pensar que por vezes esses mesmos símbolos podem não significar nada para o universo de nossos alunos. Por exemplo a suástica, parece um símbolo universal do nazismo, que ao mesmo tempo nos remete quase que instantaneamente ao terror do nazismo, da 2a guerra mundial, ao bigodinho de Hitler, etc. Entretanto não será difícil de se perceber que em 30% dos casos alunos de 10 anos hoje em dia não reconhecerão o símbolo, ou ainda o ligarão a outros elementos, como gangues modernas. Outro exemplo clássico é o "Tio Sam", espantei-me quando há alguns anos, em uma excelente sala de 8o ano, que já estava bem treinada em analisar charges, foram completamente incapazes de analisar algo simples. Descobri depois que simplesmente nunca tinham ouvido falar em "Tio Sam".
O mais interessante não é que o professor tenha que explicar o significado de cada símbolo. Na verdade isso seria contraproducente, uma vez que o mais interessante é que o próprio aluno perceba o significado do símbolo e a função que ele exerce na charge. Explicar o significado do símbolo seria estragar o processo de compreensão. Mas na seleção das charges ou mesmo em um trabalho prévio das mesmas, é importante ter em conta que o universo simbólico dos alunos é diferente do nosso.
- Conhecimento do contexto histórico
Praticamente toda charge fala sobre a sociedade em que vivemos, ressaltando e criticando algum aspecto da mesma. Portanto uma charge só faz sentido se for compreendida a época histórica (o contexto) em que ela foi criada. Esse contexto pode ser desde a mais longa duração (como a dominação dos mais fortes sobre os mais fracos) ou até de curtíssima duração (resultado de um jogo ocorrido ontem). Seja como for é importante que o aluno compreenda, ao menos parcialmente, elementos da sociedade em que a charge foi produzida para que possa compreendê-la melhor e conseguir analisá-la. Veja que a charge pode ser atual e ainda assim o aluno não compreender o seu momento histórico. Isso na verdade é cada vez mais comum a uma geração que tem tanto acesso a meios de entretenimento ao mesmo tempo que tão pouco costume de compreender situações que sejam além de seu ambiente de convivência.
- Sentimentos humanos em geral
Algumas charges não tratam especificamente sobre situações históricas, mas muitas vezes sobre a própria natureza humana. Desta forma, alguns alunos podem ter dificuldades de compreender alguns de seus elementos dependendo da sua vivência. Por exemplo a charge abaixo:



A questão da dificuldade financeira ligada à saúde, preço de tratamentos de saúde etc. Isso pode ser facilmente percebido por qualquer pessoa que já tenha de ter pagado uma conta de hospital ou mesmo uma conta de farmácia, entretanto, na realidade de algumas escolas particulares hoje em dia, não teremos compreensão desta situação, simplesmente não fará sentido que é possível se associar saúde a altos custos, ou menos ainda compreender a dor e desespero de se ficar "doente financeiramente".
- Relação entre elementos diversos
Mesmo que o aluno seja capaz de compreender cada um dos símbolos e compreender a realidade que o cerca, ainda poderá ter dificuldades em relacionar ambos os aspectos. Quanto a essa capacidade cognitiva de relacionar duas idéias entre si, temos diversos trabalhos na escola cotidianamente. Entretanto pode ser necessário desenvolver de forma mais específica
- Autonomia de análise
A questão da autonomia é importante. Ao mesmo tempo que devemos ao máximo tentar desenvolver essa autonomia, intervindo o mínimo possível no processo de análise. Devemos dar elementos para que o aluno se "acostume" a fazer a análise. Pode ser muito importante fazer um roteiro. Entretanto creio que não seja adequado deixar aqui um roteiro prévio criado para ser padrão a outros professores utilizarem. Especialmente porque os itens do roteiro podem diferir de acordo com as intenções do professor e com a autonomia previamente adquiria pelos alunos. Não é interessante colocar um processo "burocrático" obrigatório para a análise, que acabe tomando demasiado tempo quando os alunos já estão sendo capazes de realizar as tarefas descritas acima, ao mesmo tempo é importante haver uma base que possa guiar os alunos pelas fases do processo que lhe parecerem mais complicadas.
Caso algum professor necessite, posso auxiliar por e-mail algum professor que deseje criar um roteiro específico para a sua realidade escolar e realidade de seus alunos. (leandrovillela@terra.com.br)