Explicação do Projeto
Esse projeto é desenvolvido pelo professor Leandro Villela de Azevedo nas aulas de história da Escola Villare (São Caetano do Sul - SP)
O conhecimento da história é baseado na análise de documentos. Praticamente qualquer coisa pode ser considerada um documento se nos trás mais informações sobre um determinado período histórico, pessoa ou evento. Apesar dos documentos serem a base do conhecimento histórico é muito raro que em sala de aula os professores trabalhem com os documentos. Enquanto os historiadores usam os documentos para criar suas narrativas históricas e suas teorias ou modelos históricos, os alunos apenas recebem o que aqueles produziram como um conhecimento pronto.
Justamente para evitar que isso ocorra, e tentar fazer espécies de oficinas de história com os alunos, é que o projeto de análise de documentos começa a ser aplicado com os alunos do 8o ano. Inicialmente começa-se com a análise de produções culturais da segunda metade do século XX ou século XXI, mesmo que este não seja o foco cronológico das aulas de história. Isso é feito para que o aluno tenha maior facilidade na análise, uma vez que esteja mais próximo cronologicamente do que ele analisa. Em termos gerais são analisadas objetos de produções culturais diversas, como filmes, músicas, quadrinhos, charges, entre outros. Baseando-se nessa experiência, os alunos gradativamente vão aprendendo a analisar documentos mais complexos e mais relacionados às épocas históricas estudadas.
Exemplos:
Análise de Documentos do 8o ano - http://analisededocumento-oitavoano.blogspot.com/
Banco de Documentos Históricos - http://trabalhandocomdocumentos.blogspot.com/
Mais informações podem ser adquiridas entrando em contato com o professor Leandro Villela de azevedo pelo e-mail professorleandrovillela@gmail.com ou então pelo seu site http://www.profleandro.com/