Mundinho - Resposta








Resposta:
Quino critica a postura das pessoas em geral diante das notícias dos acontecimentos mundiais. Notícias em geral sempre parecem impessoais e longe de ocorrer conosco: Guerras no Oriente Médio, atentados em outros países, incêndios nas florestas, rebeliões em cadeias. Não importa qual seja a notícia a grande maior parte delas sempre parecerá não nos atingir diretamente. E, conforme aparece na charge, realmente elas não nos atingem AINDA. Veja que por enquanto tudo o que ele pode ver na TV é o fogo, mas não consegue compreender que na verdade o mundo inteiro é uma bomba pronta a explodir. Se, por enquanto, ainda é possível ver essas notícias sem ser atingido por elas, isso é por pouco tempo, pois o pavio está acabando, e quando acabar tudo irá pelos ares. Só que as pessoas, pelo jeito, vão ficar conformadas até o último instante.
A figura do anjo tapando os ouvidos não deve ser deixada de fora, ela demonstra quem poderia de alguma forma fazer algo, seja na figura de uma intervenção divina, seja algo mais "pé-no-chão" como os governantes, fazem o possível, tapam os ouvidos para se "proteger" da grande explosão que ocorrerá, sem fazerem qualquer coisa de fato para impedir. Veja que estes seres "superiores" estão em outro patamar, ou seja, mesmo que tudo "exploda" não serão eles os principais prejudicados de qualquer forma.
O tamanho minúsculo do mundo ainda pode dar a entender que a pessoa, se realmente quisesse, poderia simplesmente andar e ir lá cortar o pavio fora salvando o mundo. Ou seja, se as pessoas se conscientizassem ainda haveria tempo hábil para evitarmos esse transtorno que o mundo está se tornando.