Juiz - Resposta



Resposta:
Quino ao colocar como amigos o bandido, o policial e o juiz, a princípio iguala as três categorias. O guarda, que em tantas outras charges do Quino, apresenta o poder opressor do governo, aqui deveria representar a idéia de proteção, afinal o guarda, a princípio vai em defesa da mulher que está sendo roubada. Mas ao mesmo tempo ao perceber que era seu amigo essa função de proteção é automaticamente cancelada. A mulher, ainda crendo que o sistema de governo deveria de alguma forma funcionar, apesar a atitude do poilicial recorre novamente ao governo, no caso abrindo um processo contra o policial e o bandido. Então, no final, temos o juiz como o último amigo. O juiz representa uma forma superior de poder que o guarda, uma vez que é a última instância recorrida na historinha.
Todos olham atônitos, meio sem entender nada, ou mesmo com olhar de desaprovação, mas se ter nada a mais do que manifestar seu desgosto através de uma "cara feia" Veja que o guarda entre o juiz e o ladrão demonstra por completo sua desaprovação, na platéia a mulher olha com cara de espanto e desespero, entretanto não há mais o que ser feito, todos os poderes estão corrompidos. Todos viraram ladrões. O governo, por ser ladrão (amigo de ladrões) não pode mais fazer nada para proteger o povo.
Há dois símbolos importantes junto ao "poder" no caso a mesa do juiz. Uma cruz e uma bandeira, que simbolizam religião e pátria. O juíz, que deveria ser o que zela pelos valores morais tanto da religião como da pátria, estão corrompido. A própria idéia de religião e pátria não parecem mais eficientes para proteger seus cidadãos.