Arrumando a Casa - Resposta




O segredo para analisar essa charge é identificar o quadro que aparece na charge. Veja:




Esse painel foi pintado por Picasso para que o episódio do bombardeio de Guernica nunca fosse esquecido. Esse episódio, nem tão comentado da história mundial, se refere à Guerra Civil Espanhola. Franco, lutando para assumir o controle da Espanha, e tornando-se portanto ditador, ordena o bombardeio de Guernica, cidade espanhola. Os nazistas, apoiando o governo franquista, bombardeiam a cidade. De modo que sob autorização do próprio líder da Espanha há o primeiro bombardeio aéreo que destrói uma cidade. Esse episódio será marcado pela idéia do poder opressor de governos ditatoriais. Marcará a idéia de que um governo pode ser contra o seu povo.
Quino não escolheu por acaso este quadro para ser "arrumado". Quando a empregada fortíssima "põe ordem na casa" ela não somente muda o que era "preciso mudar" mas também muda o quadro. Como é impossível mudar o passado, a mudança do quadro indica que ela "adultera a memória do passado". Essa emprega super robusta certamente simboliza o governo opressor, podemos até perceber que o formato do corpo e do rosto da empregada é completamente similar a outroas soldados em posição de opressão em diversas outras charges do Quino.
Assim sendo, temos o governo opressor que com a desculpa de "por ordem na casa" quer mudar a memória das pessoas, mudando o que as pessoas crêem que o passado tenha sido, adulterando a história. Transformando episódios terríveis como o de Guernica em algo que pareça alegre, uma cena cotidiana de amigos comemorando juntos, como aparece no segundo quadro (após a arrumação)
É interessante perceber que a mulher (de classe média alta) fica olhando o quadro sem entender nada, não tomando nenhuma atitude que seja, de reclamar com a empregada, olhar de desprezo, ódio, descontentamento nem nada do tipo. As elites econômicas não estão preocupadas com a adulteração da história que está acontecendo (e se formos parar para pensar bem, foram eles que permitiram a entrada a "empregada" para que tudo isso ocorresse)